sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Curta Metragem On Line · Série traz a história da sétima arte brasileira


Canal Brasil estreia “O Cinema Brasileiro do Século XX” neste domingo



O ator e diretor Selton Mello fica a cargo de narrar as histórias
PUBLICADO EM 06/12/13 - 04h00
DA REDAÇÃO

A partir deste domingo, dia 8, o Canal Brasil começa a contar a história da sétima arte no país com a estreia de “O Cinema Brasileiro no Século XX”. Com roteiro e direção de Isabella Nicolas e narração de Selton Mello, a nova série da emissora leva o espectador para uma imersão nos bastidores da filmografia nacional. A atração será exibida em quatro episódios.


No primeiro capítulo, que vai ao ar às 20h30, uma volta aos tempos da Bela Época e a formação dos grandes estúdios, como Atlântida e Cinédia, que foram notáveis pelas comédias musicais, as famosas chanchadas. A partir daí, a trajetória da sétima arte é recriada por depoimentos e imagens de arquivo.

Os programas seguintes apresentam o Cinema Novo, movimento cinematográfico influenciado pelo neorrealismo italiano e pela Nouvelle Vague francesa. Uma das épocas mais férteis da produção nacional, o movimento teve como seus principais representantes nomes como Glauber Rocha, Joaquim Pedro de Andrade, Nelson Pereira dos Santos, Rogério Sganzerla, Paulo César Saraceni, dentre outros.

Depois, “O Cinema Brasileiro no Século XX” apresenta as comédias populares dos anos 1970, o período da ditadura militar e sua relação com as artes, até o momento da retomada, mais especificamente na década de 1990.

A atração conta com depoimentos dos cineastas Zelito Viana, Roberto Farias, Nelson Pereira dos Santos, Anselmo Duarte, Domingos Oliveira e José Mojica Marins; do ator e produtor Carlo Mossy; do documentarista Eduardo Coutinho e da atriz e humorista Dercy Gonçalves, dentre outros nomes consagrados no país. “O Cinema Brasileiro no Século XX” será exibido todos os domingos, às 20h30, no Canal Brasil.


Fonte: http://www.otempo.com.br/divers%C3%A3o/magazine/s%C3%A9rie-traz-a-hist%C3%B3ria-da-s%C3%A9tima-arte-brasileira-1.756332


Para saber mais sobre Curta Metragem On Line acesse cursosraizesculturais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário